Asteroids


Introdução

O jogo "Asteróides", que pode ser encontrado no site do Maniac World, foi proposto originalmente em 1979 pela Atari Inc., tendo sido um dos jogos arcade mais populares e influentes da época, possuindo um simples enredo: o jogador precisa controlar uma espaçonave com propulsão traseira em um campo de asteróides, através do qual, periodicamente, atravessam disco voadores disparando mísseis (phasers) em direção à espaço nave; dessa forma, o usuário deve utilizar seus mísseis para destruir os asteróides antes que sua espaçonave seja destruída pelos disparos dos discos voadores inimigos ou que aconteça isso ao colidir com os asteróides. Cada vez que asteróides ou discos voadores são destruídos, pontos são acumulados (havendo, portanto, o intuito de acumular o maior número de pontos possível) e, em contrapartida, cada vez que a espaçonave do usuário é destruída uma vida (life) é perdida; ao sacrifício de três vidas, o jogador perde: é o game over (fim de jogo).

Gameplay

O jogador pode rotacionar (direcionar) a espaçonave para a esquerda ou para a direita, movendo-se para a frente ao acionar um jato propulsor. No espaço do jogo existe um campo gravitacional invisível que faz com que a nave não conserve o seu momento linear ao se mover, e, conseqüentemente, tenda a perder velocidade e entrar em repouso se os jatos propulsores não forem novamente ativados. O jogador também pode enviar a sua nave para o hiperespaço momentaneamente fazendo com que ela desapareça e reapareça em uma localização randômica do espaço, e quando a mesma "ultrapassa" os limites da tela ela (assim como os asteróides, os discos voadores e os phasers) reaparece no lado oposto, isso sendo possível aos "buracos negros" presentes na galáxia de Sombrero e localizados nas quatro extremidades.
 
  Controle do jogo
Seta esquerda (left)
rotaciona a nave para a esquerda
Seta direita (right)
rotaciona a nave para a direita
Seta para cima (up)
aciona os propulsores da nave, movendo-a para a frente
Barra de espaço (spacebar)
dispara mísseis (phasers)
Tecla 'c'
salta momentaneamente para o hiperespaço
Teclas 'q' ou ESC (escape)
finaliza (sai) do jogo

Cada asteróide destruído (podendo-se ouvir, de fato, o som da explosão) faz com que a pontuação do jogador aumente em vinte pontos; ao colidir com um asteróide, a nave é destruída, fazendo com que o jogador, como descrito anteriormente, perca uma vida. Ao perder as três vidas, o jogo termina (game over) e o jogador perde; dessa forma, enquanto o jogador não morrer ou finalizar o jogo, o jogo continua, sendo os asteróides reinicializados quando todos são destruidos.

Desenvolvimento do Jogo

O "Asteróides" desenvolvido foi implementado na linguagem de programação C++ de forma conjunta com a biblioteca gráfica OpenGL (de especificação aberta e multiplataforma e que contém rotinas gráficas e de modelagem 2D e 3D utilizada para o desenvolvimento de aplicações em Computação Gráfica) e o toolkit GLUT, que facilita o desenvolvimento das aplicações gráficas e fornecem uma maior abstração além de prover funções para criação de janelas e gerenciamento de eventos. Dessa forma, pelo fato de a OpenGL ser multiplataforma, o desenvolvimento pôde ter sido feito sem problemas nas plataformas Windows e Linux.

Doumentação

 

A documentação do código pode ser acessada aqui.

 


Download
Jogo Asteroids
Pacote .rar com o executável, projeto DEV e documentação Doxygen.
Asteroids.rar
compressed file archive 1.7 MB

 

Desenvolvedores

  • Raul Joaquim Câmara dos Santos
  • Everton Ranielly de Sousa Cavalcante

Sugestões e Comentários


Write a comment

Comments: 1
  • #1

    Andre (Sunday, 04 December 2016 11:09)

    Nao consigo acessar o codigo fonte :/